


Imagens: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Promovido no âmbito do Anyang Public Art Project, o pavilhão de exposições construído na envolvente dos jardins públicos de Anyang é uma das mais recentes obras de Álvaro Siza. Trata-se de um projecto que envolveu a colaboração de Carlos Castanheira e do sul-coreano Jun Sung Kim, e que apenas agora começa a ser conhecido através do notável trabalho fotográfico de Fernando Guerra.

Numa era em que a realidade da prática da arquitectura concede um tempo cada vez mais curto ao acto criativo, em que os processos técnicos da profissão favorecem o sentido da ideologia da eficiência, Siza vem assumindo a postura de quem não evita o penoso labor dos avanços e recuos, das aproximações à realidade do território e à complexidade da vida quotidiana. Os seus projectos revelam-no com enorme consistência, na capacidade de abarcar no acto de desenho todos os fragmentos dessa realidade e com eles dar corpo a construções únicas e de presença crescentemente universal.

O Pavilhão de Anyang revela assim, em toda a sua solenidade, o sentido de permanência que caracteriza a sua obra. Distante de processos mediáticos, da busca da imagem hiper-tecnológica tão efémera quanto inconsistente, Siza constrói um traço reflectido de enorme presença espiritual. Estabilidade, serenidade e presença são os paradigmas da sua arquitectura, estabelecendo as suas sólidas fundações no lugar para nele se inscreverem como se sempre lhe tivessem pertencido.
Tudo é integro, nada é arbitrário.
(1) Para conhecer alguns projectos da autoria de Carlos Castanheira recomenda-se a consulta ao website Últimas Reportagens
(2) Jun Sung Kim é um dos mais notáveis arquitectos sul-coreanos, sendo director da firma Architecture Studio Himma. O seu trabalho pode ser consultado na respectiva página web.
(3) O vídeo-montagem que acompanha o texto, da autoria da FG+SG Fotografia de Arquitectura, encontra-se disponível em Google Vídeo. Ver Álvaro Siza: Anyang Pavilion.
Fotografias e vídeo gentilmente cedidos por Fernando Guerra / Últimas Reportagens. Para ele um agradecimento muito especial.
A destreza deste Mestre só é equiparável à sua capacidade de trazer alguma coisa nova à Arquitectura. Uma nova linha, uma nova forma, um novo desenho. A criatividade levada ao seu próprio expoente. As obras de Siza surpreendem mesmo até depois de as termos visitado antes.
ResponderEliminarA video/fotomontagem está muito boa, as fotos são do melhor que o FG nos habituou. Deixou-me curioso para saber que música será aquela...
NE
Fascinante.
ResponderEliminarThis is the end.
ResponderEliminarhttp://mofomag.blogspot.com
O mestre virou sensei!
ResponderEliminarO video está excelente! Pf digam o nome das músicas do video.