«Did it leak?»

Frank Gehry tem uma bengala e não tem medo de a usar. Nice building. Then what? Via TED.

«Did it leak?»
Frank Gehry has a cane and he’s not afraid to use it. Nice building. Then what? Via TED.

3 comentários:

  1. Frank G. é um arquitecto ou um escultor?...

    ResponderEliminar
  2. Recentemente li um artigo sobre os problemas que surgiram com os edificios vizinhos do "Walt Disney Concert Hall". O reflexo dos raios solares nos enormes painéis de titânio, estão a provocar temperaturas elevadas, que chegam a atingir os 45, 50 graus no verão! Os proprietários foram forçados a instalar aparelhos de ar condicionado para fazer face ao grave problema!??!mmm...Arquitecto ou escultor?!?

    ResponderEliminar
  3. A polémica do Disney Hall é conhecida. Ao que parece, o reflexo das placas de titânio fazia “assar os passeios” a temperaturas capazes de derreter plástico e causar queimaduras solares aos transeuntes. Foi feita uma análise através de modelo em computador que revelou que as várias superfícies do edifício funcionavam como espelhos parabólicos, concentrando a luz solar e o calor a áreas específicas do pavimento. Ao que parece, foi necessário aplicar uma textura de tipo areado aos painéis para reduzir o efeito. Sobre tudo isto, o Frank Gehry continua a contestar a dimensão do problema, dizendo que tudo se tratou de um exagero. Mas o velho mestre de 78 anos tem tido as suas falhas. A mais recente é a polémica em torno do Stata Center para o MIT, que se queixa de design negligente – e de que o edifício mete água (daí a piada “Did it leak”). Como estamos na América, claro que já rola um processo milionário em tribunal.
    Seja como for, não é todos os dias que aparece um arquitecto no TED. Mas se preferirem, procurem antes pela apresentação do Joshua Prince-Ramus - essa sim bastante estimulante.

    ResponderEliminar