Le Corbusier, Villa Savoye

Um grupo de estudantes de arquitectura endereçou-me este pedido de ajuda: (...) Recentemente, na disciplina de arquitectura teórica, foi-nos proposto um trabalho relacionado com Le Corbusier. O objectivo de cada grupo de trabalho é construir a maquete de cada um dos quatro projectos referentes à Villa Savoye, de 1928. No final podemos perceber as transformações que foram ocorrendo ao longo dos meses, até ao produto final. A versão que me coube a mim e ao meu grupo foi a primeira, e data de 6 de Novembro de 1928.

Estou a ver que vem aí noitada. Não é pesquisa fácil, ao mesmo tempo aliciante e assustadora. O mergulho pelas bibliotecas é inevitável, mas investigar toda a bibliografia disponível sobre o mestre em busca de alguns desenhos é uma tarefa nada ligeira.
Existem muitos recursos disponíveis na internet mas não encontrei elementos precisos sobre estas diversas fases de concepção da Villa Savoye. Recomendo que pesquisem igualmente o motor de busca do Google Scholar, apesar dos conteúdos inacessíveis. Ficam aqui alguns links que consegui encontrar em pouco tempo:
Vers une architecture and Villa Savoye, A comparison of treatise and building (PDF) - Estudo de análise de projecto e base teórica; parece bastante interessante;
Savoye Space (PDF) - Estudo teórico da Harvard Design Magazine, sem imagens;
Dynamics of Meaning within an Architectural Form: Le Corbusier's Villa Savoye - uma análise da forma e estrutura do edifício, acompanhada de vários desenhos esquemáticos;
Villa Savoye - Imagens; inclui desenhos não datados;
Le Corbusier - colecção de referências. Ver página Wohnhäuser: 1 com ligação a artigos sobre a Villa Savoye.
Sem tempo para muito mais, deixo o vosso apelo aberto à participação de todos os que quiserem colocar as suas próprias descobertas na caixa de comentários.

3 comentários:

  1. Muitíssimo Obrigada!

    Ainda continuamos às voltas à procura de todo o tipo de informações, que infelizmente são escassas.
    De qualquer maneira amanhã já vamos avançar para a nossa maquete, mas precisamos fazer alguns desenhos de espaço, entre outras coisas. Só o primeiro link já nos vai ser bastante útil.

    Obrigada novamente em nome de todos.
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Julgo que se trata do mesmo trabalho. Universidade Lusíada? Pois bem, a mim, calhou-me a penúltima versão. A informação realmente foi complicada de encontrar, mas o meu grupo optou por ir muito pela lógica com base nas plantas que nos foram dadas e pelas imagens que conseguimos encontrar em livros e internet. Penso que nos safámos bem, e o resultado foi de bom agrado para todo o grupo. Mas como o "nosso" Arquitecto diz, avizinhou-se noitada. Um fim de semana completo. De sexta a domingo sem dormir. Portanto resta-me desejar a todos vós com o mesmo trabalho que eu, muita sorte, e paciência. Aposto que o resultado valerá por isso tudo :)

    ResponderEliminar
  3. I rearranged my online exhibition about the life and work of Le Corbusier. As a result their is a new adress for "Villa Savoye": http://www.tu-harburg.de/b/kuehn/lecsav.html instead of http://www.tu-harburg.de/b/kuehn/lec12.html

    ResponderEliminar