Wiki-people

TED são as iniciais para Technology Entertainment Design, um evento que reune anualmente na Califórnia 1000 personalidades de referência, pensadores de topo nas suas diversas áreas, inovadores e provocadores. O estilo é aberto e assertivo; o conteúdo é quase sempre muito bom. O resultado é um brilhante melting-pot intelectual, uma conjugação de ideias nos temas da tecnologia, entertenimento, design, mas também economia, ciência e artes. De facto, qualquer área que tenha algo de fresco e importante para dar à comunidade do conhecimento. TED é afinal a ilustração do melhor espírito de rede, uma conexão de indivíduos díspares mas extraordinários, colaborando com as suas visões e o seu saber para ajudar a construir um mundo melhor.

Todas as semanas estão disponíveis no TEDTalks novos vídeos de algumas dessas palestras. Uma delas foi a apresentação do Joshua Prince-Ramus que aqui publiquei recentemente, falando do seu trabalho recente e em particular da concepção da biblioteca pública de Seattle. Mas existem muitas outras que recomendo vivamente.



Um depoimento essencial é este de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. Na sua apresentação ele explica como funciona o sistema colaborativo de construção daquela que é considerada a enciclopédia do futuro e o seu alcance enquanto estrutura auto-organizada, auto-corrigida e em contínua expansão.

Outra palestra muito interessante é a de Richard Baraniuk, um professor universitário com uma visão gigantesca: criar um sistema global gratuito de educação online. Baraniuk apresenta o seu projecto Connexions, um sistema de publicação de material universitário, online de acesso aberto, que está a revolucionar a paisagem do ensino providenciando cursos gratuitos e material educativo para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Finalmente, destaque ainda para o autor do célebre Freakonomics Steven Levitt, partilhando as suas teses sobre a aplicação da economia para compreender as dinâmicas sociais e humanas no mundo real.

Tudo isto e muito mais, via TED Conference.
_
Adenda: destaque ainda para a participação de Cameron Sinclair, fundador da Architecture For Humanity e autor do livro Design Like You Give A Damn: Architectural Responses To Humanitarian Crises. Na sua apresentação, Cameron reflecte o seu desejo de criar uma comunidade que se envolva activamente na criação de respostas técnicas, inovadoras e sustentáveis de design como forma de acorrer a problemas humanitários.
Um agradecimento ao Alziro Neto pela divulgação.

3 comentários:

  1. hmmmmm.... fica ainda a dica para a palestra de Ross Lovegrove, o cerébro que desenhou o iMac e o walkman da Sony...sobre pesquisa e design e ainda a que julgo melhor de todas:

    CAMERON SINCLAIR
    Fundador da organização Architecture for Humanity que possui um trabalho extraordinário no campo da arquitetura como um serviço comunitário em apenas 7 anos de existência. A Architecture for Humanity acaba de editar o livro Design Like You Give a Damn que reúne cerca de 80 projetos que fazem deste um mundo melhor; e possui um título que poderia até ser traduzido como: Não é o design, estúpidos!

    ps: Cameron Sinclair escreve para o blog www.worldchanging.com
    ps2: www.architectureforhumanity.org

    ResponderEliminar
  2. Alziro, obrigado pela dica. Brevemente colocarei o link para a palestra do Cameron Sinclair, em adenda ao texto principal. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. :)

    É mesmo um óptimo link este das TED talks...

    ResponderEliminar