Metamorfoses da cidade



A Fundação de Serralves promove um conjunto de mini-cursos sob o título Conversas Nocturnas, a decorrer entre Novembro e Dezembro. Destaque para o tema Metamorfoses da Cidade com direcção de Álvaro Domingues, geógrafo e professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que foi igualmente coordenador do livro Cidade e Democracia. As sessões terão lugar às quartas-feiras entre as 21.30 e as 23.30, de 8 de Novembro a 6 de Dezembro, na Casa de Serralves.

As transformações da cidade contemporânea produzem em nós juízos muito distintos e, frequentemente, contraditórios. Questiona-se a crise dos centros antigos, a ilegibilidade das formas, a fragmentação dos espaços, a expansão ilimitada da urbanização, as agressões ambientais, a segregação social, a perda de identidade, ou a dificuldade em construir um mapa mental minimamente partilhável e consensual. Face a uma sociedade em permanente mudança e ao que muda na paisagem ou nas vivências que daí decorrem, questiona-se o próprio sentido do urbano e das formas de o regular. No limite, põe-se mesmo em causa a possibilidade da política criar novos consensos, novas prioridades, novas práticas e novas estratégias de por isso em prática.
Procuraremos neste curso esclarecer algumas das transformações mais evidentes na actual condição urbana - forma e sociedade -, e encontrar respostas que melhor nos situem nos registos individual e colectivo.

Sem comentários:

Publicar um comentário