Martha Schwartz na Archinect



The main problem is that there is an abundance of design need in the bland landscape but the client just does not exist. Martha Schwartz

Martha Schwartz, uma das maiores referências na área do paisagismo americano, é a figura em destaque na mais recente entrevista da Archinect: Landscapes Of Awareness. Questiona, com os seus projectos e intervenções públicas, os efeitos da paisagem urbana desvitalizada sobre a sociedade e a vida de cada um dos seus membros. Dramatizando a necessidade de enfrentar um vasto processo de humanização, a landscape designer refere a importância em fazer extravasar sobre a dimensão urbana o poder da arquitectura e do paisagismo - e em promover uma agenda colectiva para advogar a regeneração das cidades e das suas periferias junto da opinião pública.

2 comentários:

  1. Não sendo eu arquitecta, partilho das preocupações expressas pela Martha Schwartz. Muitas vezes, nem nos apercebemos, de tão absorvidos que estamos, de que a disposição do que nos rodeia nos influencia grandemente. Não há é, como a arquitecta refere, a procura por parte de quem vai usufruir do espaço ou dos empreiteiros, mais directamente, uma sensibilidade muito aguçada quanto à importância de um planeamento urbano inteligente e pensado para as pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida!
    E o que mais me deixa perplexa quanto a essas competências, é a falta de preocupação pelos percursos a pé.
    Muitos são os percuros que percorremos pelo meio de estradas, ou vias rápidas, sem caminho pedonal seguro e até mesmo a sua inexistência.

    ResponderEliminar