I Seminário Internacional Curitiba: Ateliês de Projeto Urbano



[divulgação]
I Seminário Internacional Curitiba: Ateliês de Projeto Urbano
de 28 de agosto a 08 de setembro de 2007

"Requalificação da Paisagem Urbana da Área Central de Curitiba"

O tema da requalificação urbana vem despertando o interesse de pesquisadores e governantes há décadas. A busca de soluções para resolver ou minimizar o impacto na cidade, de áreas que perderam a vitalidade, em decorrência dos processos de modernização e expansão do espaço urbano, registra algumas propostas eficazes, mas o quadro ainda está longe do que se pode considerar satisfatório.

No Brasil, as áreas centrais das capitais, principalmente, vêm sofrendo um processo de esvaziamento das suas funções tradicionais, desde a década de 60, coincidindo com o reconhecimento do seu valor histórico e cultural.

Diferente das primeiras iniciativas de requalificação, que se concentravam na administração pública e buscavam muitas vezes a recuperação física dos imóveis, apenas, recentemente, não apenas os governos, como também a iniciativa privada, vêm reunindo esforços, por meio de Associações e ONGs., para solucionar o problema de tais áreas, incentivando ações de incremento do setor de comércio e serviços na área, como também de moradia.

Neste processo, a atuação dos arquitetos e urbanistas é fundamental, uma vez que podem desenvolver projetos para reciclagem de edifícios antigos, propondo novos usos ou usos diversificados em um mesmo espaço, seguindo uma tendência internacional. Também podem propor a construção de novos edifícios ou mesmo transformações no espaço urbano, que em função da atividade proposta e também do seu aspecto plástico/simbólico podem contribuir para requalificar tais áreas.

O objetivo do encontro é ampliar as discussões acerca do tema e desenvolver propostas criativas para o centro da cidade, incentivando maior participação dos arquitetos e urbanistas no planejamento de Curitiba.
O Seminário, de caráter acadêmico, se constitui como atividade anual e está estruturado em torno de:
- ateliês de projeto urbano;
- conferências nacionais e internacionais;
- comunicações.
Cada um deles conta com a participação de acadêmicos e profissionais de arquitetura e urbanismo e são dirigidos por professores de escolas internacionais convidadas.

Nesta edição os diretores de ateliê convidados serão de:

Espanha
Escola Tècnica Superior dArquitectura de Barcelona | ETSAB
UNIVERSIDADE POLITÈCNICA DA CATALUÑA

França
Ecole Nationale Supérieure dArchitecture et de Paysage | ENSAP
UNIVERSITÈ DE BORDEAUX

EUA
School of Planning | College of DAAP
UNIVERSITY OF CINCINNATI

Uruguai
Facultad de Arquitectura | farq
UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA URUGUAY

Ist International Seminar of Curitiba: Urban Project Workshops
From August 28th to September 8th, 2007.


(via email)

Sem comentários:

Enviar um comentário