Coisas que verdadeiramente interessam



Eu já andava a suspeitar que os portugueses – a começar por mim – andavam a ficar pírulas. Mas esta história do vídeo da Maitê Proença está mesmo a descarrilar. Parece que não estão a ver a pequena, pequenina diferença entre uma pessoa dizer mal de um país e um país dizer mal de uma pessoa. Já o dizia nos tempos da má-língua o Miguel Esteves Cardoso a propósito, vá-se lá entender estas coisas, de outra actriz brasileira que caiu na asneira de pisar os calos desta nação sensível. De resto, aquilo nem chega a ser dizer mal; e dizer mal de Portugal, bem o sabemos, é o nosso passatempo do coração.
Entretanto lá vai circulando uma petição com milhares de assinantes a vociferar contra a MP - quase tantos como os da petição pela segunda temporada do Rebelde Way. Suspeito, aliás, que são os mesmos. Seja como for importa aqui denunciar, a bem dos intentos de serviço público que regem este blogue, a verdade sobre tudo isto. Esta novela em torno da Maitê Proença é uma maquinação dos "mídia" para nos distrair quanto à verdadeira questão que devia preocupar os portugueses: o anunciado dueto de Luís Represas com José Cid.

Actualização: importa ainda dissecar a reacção à reacção à reacção ao vídeo da Maitê Proença. Parece que não nos falta sentido de humor, tão só o sentido do ridículo. Bocejo...

This post is not available in English.

9 comentários:

  1. A nível de maldizer a nossa pequena horta, essa senhora é literalmente aniquilada por qualquer Português que se preze. Que principiante, Maitê! :)
    Quanto ao dueto do queque-&-choco com o outro Respeitável-Senhor-que-já-se-devia-ter-calado-no-século-passado, eu propunha um trio com outro grande estrela de RENOME: o arquitonto, perdão, arquimúsico, aqule-gajo-daquele-grupo-de-Cascais… Como é que se… O… O… Delfim Ângelo? Miguel Anjo? Pronto. Esse! O que eu gosto de o ouvir cantar... E, porque não, tudo apresentado pelo Nelo.
    Vou dormir.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado.
    Olhemos para nós mesmos e deixemos de ser recalcados pois somos os primeiros a falar mal de nós e dos outros (brasileiros, negros, ciganos, espanhóis, europeus de Leste, etc).
    Dar tanta atenção à esta senhora e ao vídeo que fez só nos deixa ficar mal...tal como o dueto...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. LOL!

    Concordo em absoluto.

    Esse dueto sim, é uma tragédia!

    ResponderEliminar
  4. eheheheh
    Também li isto hoje:
    http://fiel-inimigo.blogspot.com/2009/10/o-humor-da-maite-proenca-visto-pelo.html

    ResponderEliminar
  5. Olá, depois de chegar ao teu blog ao pesquisar por arquitectura escolar no google, gostaria de te perguntar se conheces algum arquitecto em Portugal que estivesse disposto a desenvolver um projecto na área? Muito agradecida pela atenção.
    susana rodrigues

    ResponderEliminar
  6. A atriz Maitê Proença teve que pedir desculpas publicamente depois de aparecer em um vídeo, exibido em 2007 no programa Saia Justa, do GNT. Na ocasião, ela fez brincadeiras com portugueses.

    Entre outras coisas, a atriz comenta sobre uma placa pendurada ao contrário em frente a uma casa e sobre a dificuldade de conseguir um técnico para resolver o problema com a internet no hotel cinco estrelas em que estava hospedada em Portugal. "Tive problemas com a internet e pedi um técnico para arrumar. Mandaram um técnico que não sabia nada de informática. Ele olhava para o meu mouse como se fosse uma capivara", diz a atriz em um trecho do vídeo.

    Já no final, ela arremata, antes de cuspir em uma fonte: "Depois a gente fala de português, que eles são esquisitos. Mas é assim mesmo." Um abaixo-assinado na internet exigiu a retratação da atriz, que pediu desculpas, afirmando que tudo não passou de uma "brincadeira caseira". A emissora também se desculpou, reiterando o tratamento respeitoso que sempre teve para com os portugueses.

    Quem presta atenção a esta linda senhora ?

    ResponderEliminar
  7. Abaixo seguem as desculpas :

    Antes de mais nada peço perdão a quem possa ter ofendido. Aquele é um vídeo caseiro, artesanal, produzido entre amigos num dia de folga enquanto estive em Portugal em março de 2007, há dois anos e meio. Excursionei por um mês ao longo do país levando uma peça de teatro de minha autoria, e, à volta de viagem o vídeo foi exibido no Saia Justa, pois este é um programa - em que sou uma das apresentadoras - que compreende o humor; nós ali brincamos com o papa, com o presidente Lula, com nossas mazelas pessoais.

    O brasileiro aliás, via de regra é assim, irreverente. Nós brincamos com aquilo pelo que temos carinho. Tenho um avô português, Augusto Gallo, patrono benfeitor do clube português do Rio de Janeiro, o Clube Ginástico (há no saguão de entrada um busto de bronze figurando meu avô). Pelo lado da mãe tenho o avô Proença. Sou também portuguesa e sinto, que como tal, posso brincar com os meus. Exatamente como os portugueses fazem ao dizer piadas dos brasileiros.

    Aqui um exemplo de como é bom e saudável o humor de mão dupla. Os Gatos Fedorentos, queridos, me convidaram para uma sátira às novelas brasileiras - foi naquela mesma época em 2007 - participei encantada! Veja o Vídeo

    E ainda... não estava 'cuspindo em Portugal' como sugeriu um infeliz sem qualquer sentido de humor, estava imitando a fonte ao lado que vertia água pela boca, numa evidente brincadeira de criança. Eu amo Portugal!

    ResponderEliminar
  8. Acho que não vale a pena gastar cera com tão ruins defuntos. Para falar em anedotas de mau gosto, ela até pode não ser loura, mas lá que é burra...

    ResponderEliminar
  9. Fabuloso este post.

    Também acho curioso que um país que tanto gosta de mal dizer se incomode tanto quando dizem mal dele.

    ResponderEliminar