Joshua Prince-Ramus - What if?


Diagrams, diagrams. Don’t you just love diagrams?

Joshua Prince-Ramus, o homem à frente do super-estúdio REX, responde a perguntas no Designboom em época de inauguração do Dee and Charles Wyly Theatre. A entrevista estende-se do domínio pessoal ao profissional, percorrendo a ascensão na fábrica de talentos de Koolhaas e o culminar na criação do atelier nova-iorquino durante a intensa produção da Seattle Public Library.
Joshua refere a influência da OMA enquanto fundação dos métodos de trabalho desenvolvidos pela REX. Trata-se de encarar a arquitectura como muito mais do que um processo autoral sobre formas e volumes mas enquanto modo de questionar e repensar os programas funcionais que lhe estão na origem. O processo, que o próprio define como hiper-racional, passa por integrar constrangimentos e limites de projecto como essência do design, em busca de soluções que transcendem a convenção e a norma. O novo Wyly Theatre é disso um bom exemplo que Prince-Ramus havia já apresentado em fase de projecto na sua conferência no TED Talks em 2006. Entre todo o material disponível na web vale a pena ver um pequeno vídeo documental sobre a concepção da fachada do edifício, uma superfície de aparência corrugada composta por tubos de alumínio de dimensão variável; ver The Wyly goes tubular. Das grandes às pequenas soluções, a arquitectura da REX vem sublinhando uma preocupação de economia de desenho sem preconceitos materiais, assumindo infra-estruturas e interfaces como parte integrante da formalização final. Detalhes de construção e mais alguns diagramas para ver no ArchDaily.

Joshua Prince-Ramus, principal in charge at REX, is interviewed by Designboom just as the Dee and Charles Wyly Theatre is about to open in Dallas. The interview extends both into the personal and professional areas of his life, covering the ascension at the Koolhaas talent factory and the culmination with his own practice in New York during the intense production of the Seattle Public Library. [+/-]




REX / OMA: Dee and Charles Wyly Theatre, Dallas, USA, 2006-2009. Image credits: Iwaan Baan.

Joshua refers the influence of OMA as the foundation to the design methodology developed by REX. Defying the very notion of authorship, architecture is faced as a process that transcends the definition of form and volume, embracing creative diagramming to rethink preconceived notions of building typology. The new Wyly Theatre is another example of this hyper-rational approach; and one that Prince-Ramus had already revealed during his conference at TED Talks in 2006. Also of interest is an additional video documenting the construction of the building’s façade, a corrugated surface created by a series of aluminium tubes: The Wyly goes tubular. Construction details and some additional diagrams are also available in ArchDaily.

2 comentários:

  1. por mais que se defenda o colectivo..há sempre um nome individual a destacar-se. Bem, alguém tem que dar a cara...

    ResponderEliminar
  2. A tempos que não comentava aqui, estas mesmo de parabéns pelo Blog Daniel, como sempre muito bom conteúdo.
    O projecto em questão, Wyly Theatre é realmente espetacular, é notável e ve-se bem a referência "OMA", não só para esse projecto mais sim para boa parte do trabalho do REX. É claramente visivel como Joshua Prince-Ramus, aprendeu de forma brilhante a desfragmentar e a quebrar os volumes como Koolhaas que o faz tão bem.
    Em relação aos diagramas, cada vez mais se provam extremamente úteis no entendimento e na explicação dos projectos, acho mesmo incrivel como um simples desenho feito de poucas linhas podem explicar um conceito de um processo de trabalho que dura meses...

    ResponderEliminar