Corine Land Cover 2000

O Corine Land Cover 2000 é o estudo recentemente referenciado no Diário de Notícias a propósito do aumento de área construída em Portugal, de 42% em 15 anos (ver notícia; também disponível aqui).
Os dados desse estudo estão acessíveis online no European Topic Centre on Terrestrial Environment, que disponibiliza ainda uma secção de documentos.
_
Adenda: a preocupação dos “ambientalistas” (o ambientalismo, isto é alguma licenciatura; e quem são, já agora) pela aprovação de empreendimentos turísticos de grande envergadura no litoral alentejano pode ser legítima, mas associá-la a um fenómeno de expansão destas dimensões que se observa centrado nas grandes áreas urbanas (Algarve, Porto e Lisboa), parece-me confundir um pouco as coisas. Os maus exemplos de Sines, o paradigmático caso de Porto Côvo, ou Tróia se quisermos (que apesar de tudo se está a fazer enquadrado nos termos do planeamento em vigor), são gotas de água na maré de construção que grassa por essas grandes áreas metropolitanas onde já tudo se devassou e nada resta para preservar.

1 comentário:

  1. Gostei deste blog e queria ter o link, só que no meu blog são as visitas que se linkam!
    Venha visitar-me e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela" para adicionar o seu link na categoria que preferir!
    Abraços

    ResponderEliminar