|a|casa|do|oscar|

Segunda-feira

[Chico Buarque, A Casa Do Oscar, artigo publicado no folheto Poemas, Testemunhos, Cartas, comemorando os 90 anos de Niemeyer, 2000]

A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que um belo dia iríamos morar na casa do Oscar. Cresci cheio de impaciência porque meu pai, embora fosse dono do Museu do Ipiranga, nunca juntava dinheiro para construir a casa do Oscar. Mais tarde, num aperto, em vez de vender o museu com os cacarecos dentro, papai vendeu o terreno da Iguatemi. Desse modo a casa do Oscar, antes de existir, foi demolida. Ou ficou intacta, suspensa no ar, como a casa no beco de Manuel Bandeira.

Senti-me traído, tornei-me um rebelde, insultei meu pai, ergui o braço contra minha mãe e sai batendo a porta da nossa casa velha e normanda: só volto para casa quando for a casa do Oscar! Pois bem, internaram-me num ginásio em Cataguazes, projeto do Oscar. Vivi seis meses naquale casarão do Oscar, achei pouco, decidi-me a ser Oscar eu mesmo. Regressei a São Paulo, estudei geometria descritiva, passei no vestibular e fui o pior aluno da classe. Mas ao professor de topografia, que me reprovou no exame oral, respondi calado: lá em casa tenho um canudo com a casa do Oscar.

Depois larguei a arquitetura e virei aprendiz de Tom Jobim. Quando a minha música sai boa, penso que parece música do Tom Jobim. Música do Tom, na minha cabeça, é a casa do Oscar.



Chico Buarque com Oscar Niemeyer no salão central do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 1999. Posted by Hello

2 comentários:

  1. esses dias vi uma entrevista do Niemeyer no jornal da noite. Foi lindo, ver ele ainda tão cheio de planos e projetos, com a voz já fraquinha pelos 96 anos...mas desenhando lindamente um monte de croquis enquanto conversava...
    Abs,
    Cris

    ResponderEliminar
  2. esses dias vi uma entrevista do Niemeyer no jornal da noite. Foi lindo, ver ele ainda tão cheio de planos e projetos, com a voz já fraquinha pelos 96 anos...mas desenhando lindamente um monte de croquis enquanto conversava...
    Abs,
    Cris.
    http://www.egoconfession.zip.net

    ResponderEliminar