Peter Zumthor em Lisboa


Image by Gerry Ebner.

Peter Zumthor vai estar em Portugal para uma conferência integrada no Warm-Up Experimentadesign Lisboa 2009. O evento assinala a abertura de uma exposição dedicada à sua obra, patente no espaço LX Factory entre os meses de Setembro e Novembro. A exibição compreende a apresentação de 29 projectos bem como um vasto conjunto de material documental incluindo esquissos, desenhos e maquetas.
A conferência tem data marcada para o dia 6 de Setembro e os bilhetes de ingresso já se encontram à venda. Mais detalhes no sítio web da Experimentadesign.
ADENDA: CALL FOR VOLUNTEERS | A ExperimentaDesign procura 14 voluntários para a equipa de apoio à exposição 'Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007' na LXFactory | Montagem: 23.08 a 06.09 | Exposição: Diariamente de 07.09 a 02.11 | Turnos: 12h às 16h e 16h às 20h. Se estás interessado(a) envia um email com a tua área de formação e disponibilidade para [tr.mariana@experimentadesign.pt] até 30 de Julho de 2008.

Peter Zumthor in Lisbon
The major exhibition Peter Zumthor: Buildings and Projects 1986/2007 is being presented in Lisbon, from September 7 to November 2, at LX Factory. This exhibition is the main event of Experimentadesign Lisboa 2009 Warm-Up, a programme novelty that also includes the Official Launch of the 2009 edition.


¶ Read the rest of this entry
This is the largest and most comprehensive display to date dedicated to the work of the acclaimed Swiss architect, featuring 29 buildings and projects, 2 life-size video installations, 6 large-scale models and a wealth of plans, sketches, drawings and models. As well as affording an in depth look at the the author's most recent output, the exhibition offers a unique, revealing look at Peter Zumthor's creative processes, conceptual logics and work methodology.
The presentation in Lisbon will be highlighted by a Peter Zumthor conference, to be held on September 6, at 5pm, in a rare opportunity to become acquainted with the architect's work process, live.
Visit the Experimentadesign website for additional details.


7 comentários:

  1. Olá Daniel,
    Há já algum tempo que acompanho o teu blog mas nunca deixei comentários, até hoje.
    Com a "presença" do mestre é inevitável deixar aqui algumas palavras. Já fiz o percurso de quase todas as obras do Zumthor e guardo com um prazer estranho, um rabisco que ele fez num caderno meu há uns anos atrás.
    Tive a oportunidade de assistir a uma conferência dele e apesar de ser uma pessoa distante acho que é um dos melhores arquitectos da actualidade, por isso obrigatório ir.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Bem, e eu tenho o azar de os bilhetes estarem esgotados. Já soube tarde desta boa lufada de ar fresco.
    Pelo menos a exposição não me escapará!

    Parabens por esta barriga tão cultural!

    ResponderEliminar
  3. Aaah.. bem, olá! Ahah, sou só uma rapariguinha de 14 anos, mas enfim. Estava a pesquisar informações para um trabalho e vim dar a estas barrigas por duas vezes, o que me deu um bichinho de comentar.. Até porque visitei recentemente esta exposição (numa visita de estudo), e adorei! (E eu até quero seguir a área de Artes e assim, mas não gosto mesmo nada de arquitectura, nem sei bem porquê..) Mas, ai, já me estou a afastar do assunto.
    Fantástica exposição, adorei os esboços e os estudos de materiais. Alguns projectos deixaram-me de nariz torcido, mas se calhar eu também sou esquisita. Mesmo assim, (pela terceira vez), vale a pena, com a toda a certeza, visitar esta exposição! Peço desculpa estar aqui a comentar, eu que não percebo nada de arquitectura, mas realmente os trabalhos deixaram-me impressionada, e este blog também! :)
    Continuação de óptimo trabalho!
    (Pedido de desculpas outra vez..)

    ResponderEliminar
  4. Não pensava comentar até chegar ao comentário da Joana, "rapariguinha de 14 anos". Este, despertou a minha atenção e daí este comentário.

    Sou estudante de Arquitectura no Porto e fui ver a exposiçao na ultima quinta feira.

    FASCINADO!


    Infelizmente já não posso apelar à visita, porque já fechou. Mas, apelo ao interesse por este arquitecto e acima de tudo! A visita das suas obras!
    É com pena que ainda nao visitei nada deste arquitecto.


    Quanto a ti Joana, obrigado pelo comentário, deu mais um ponto de felicidade a minha manha. :P

    Btw.. Se queres seguir artes força!
    Mas prepara.te para ficar sempre em segundo plano em relaçao ao curso.
    Ou seja.. vais deixar de ter tempo para te maquilhares de manha, até porque isso implica dormir menos 5 preciosos minutos :P

    Até breve..

    ResponderEliminar
  5. Olá! Sou brasileiro morador de São Paulo, estudante de engenharia civil. Estou fazendo um trabalho sobre Peter Zumthor, que diz respeito a uma das obras do arquiteto a escolher. A obra tem que ser um conjunto habitacional. Sobre a obra precisamos saber fotos, projetos (Partido Arquitetonico, Analise de projeto)....desenhos com cotas e textos....iformações gerais a respeito da obra.

    Vi que nesse blogger estão reunidos varios fãs do arquiteto, e tendo em vista a oportunidade que vcs tiveram de comparecer ao evento de Lisboa, gostaria de saber se algum de voces teria a bondade de me ajudar neste projeto! Seria de grandissima utilidade!

    Preciso de ajuda inclusive para escolher o conjunto habitacional, se alguem tiver algum palpite!

    Infelizmente tenho pouco tempo para a realização desse projeto (A entrega será daqui menos de um mes), então se alguém desejar colaborar porfavor que seja rapido!

    Agradeco a atenção de todos!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. esqueci de deixar o meu email de contato: tiago_bernardi@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Peter Zumthor arquiteto incrível! Sou estudante de arquitetura, brasileira (São Paulo), e acabei de realizar um trabalho sobre ele, onde tive que fazer desenhos e uma maquete sobre uma obra dele. A obra escolhida foi a casa dele, a Home Studio. Incrível, gostei muito de pesquisar sobre a vida e as obras desse grande arquiteto.

    ResponderEliminar