As Operações SAAL - Sessão Especial



Continua em exibição até ao dia 3 de Junho, no Cinema City Classic Alvalade, o documentário As Operações SAAL. O filme procura captar o espírito único que conduziu o processo participado de construção de habitação envolvendo arquitectos e população no período do pós-25 de Abril, momento histórico irrepetível cujo alcance extravasa para a problemática mais lata da participação democrática nos destinos da sociedade.
Destaque para a Sessão Especial a decorrer na próxima segunda-feira, dia 1 de Junho às 19h15, que contará com as presenças do realizador João Dias e do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, recentemente galardoado com o Prémio Pessoa. A não perder.

3 comentários:

  1. Ola! eu teria muito interesse em ver esse filme! Será que esta disponível na internet ou foi distribuido na America do Sul em alguma ocasião?? Se puder me ajudar com alguma informação eu agradeço! obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Só recentemente tomei conhecimento deste documentário e gostava muito de o ver. Sabem-me informar se vai ser / foi disponibilizado em DVD?

    ResponderEliminar
  3. Já não me lembro em que blogue é que comentei sobre este filme, o que deu origem a uma resposta do realizador no meu facebook. Na realidade não o conheço pessoalmente, lembro-me somente de o ver falar no fim da antestreia do filme na Trienal de Arquitectura, mas conheço bem o processo e melhor ainda o meu colega Samuel Roda. Basta ir vendo as datas e as imagens das notícias que foram saindo para se perceber que a actual versão já retirou de cena a Extramuros, uma das instituições que deu origem ao documentário (como ao documentário Genesis-Encore), assim como desapareceu o nome da pessoa que criou o conceito e coordenou o projecto... Se o documentário mostra uma época mágica, para quem a viveu, não deve passar pelo processo de depuração estalinista.

    ResponderEliminar