Blog Release

Algumas iniciativas e eventos em divulgação.



Exposição e Seminário «Habitar em Colectivo» - de 13 de Maio a 22 de Junho.
«HABITAR EM COLECTIVO – Arquitectura Portuguesa antes do SAAL» é uma exposição realizada pelos alunos do 4º ano do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE. O objectivo é mostrar os trabalhos realizados no âmbito da UC “História da Arquitectura Portuguesa”, 1º semestre, tendo por objecto o desenvolvimento dos programas de habitação colectiva a partir do I Congresso Nacional de Arquitectura de 1948 até à Revolução de 1974. A ideia é reunir uma série de casos exemplares dentro da produção doméstica em Portugal inquirindo experiências que antecedem as Operações SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) responsáveis pela internacionalização da arquitectura portuguesa após o 25 de Abril.
Seminário: 13 de Maio, com as presenças de Francisco Castro Rodrigues, Pancho Guedes, Fernão Lopes Simões de Carvalho, Sergio Fernandez, Pedro Viana Botelho, Carlos Loureiro, Nuno Teotónio Pereira, José Charters Monteiro, Pires Martins e Gonçalo Byrne. Organização e coordenação de Ana Vaz Milheiro, Pedro Viana Botelho e Paulo Tormenta Pinto.
Exposição: de 14 de Maio a 22 de Junho.
Mais informações na página do ISCTE – Núcleo de Arquitectura e Urbanismo.




Ciclo de Conferências «Escala de Intenções» - até 28 de Maio.
O Núcleo de Arquitectura da Universidade Lusíada e a Associação de Estudantes estão a organizar um ciclo de conferências com a temática «Escala de Intenções». Fica o programa das próximas sessões:
15 de Maio: João Luís Carrilho da Graça;
18 de Maio: Manuel Aires Mateus;
25 de Maio: Pancho Guedes;
28 de Maio: Nuno Portas, Tobias Goevert.
Mais informações no blogue do NAUL.




Conferência «Luz Invisível» - 22 de Maio
Aires Mateus, Mario Nanni, Raul Serafim e Souto Moura em conferência no CCB.
No próximo dia 22 de Maio vai realizar-se, na Sala Almada Negreiros no CCB, a conferência “Luz Invisível”, onde o tema em destaque será a luz na arquitectura. A conferência será moderada pelo arquitecto Nuno Brandão Costa (prémio Secil 2008) e terá como oradores os arquitectos Manuel Aires Mateus e Eduardo Souto Moura, o projectista italiano Mario Nanni e o light designer Raul Serafim.
Os bilhetes custam 55 euros e estão à venda através da Ticket Line (Fnac, Worten, Dolce Vita, Bulhosa, Agência Abreu, Mega Rede).




«Festival Silêncio!» - de 18 a 27 de Junho.
Em Junho, Lisboa vai ser a capital da palavra; vem aí o Festival Silêncio!
De 18 a 27 de Junho, Lisboa será palco de um evento em torno da palavra dita: o Festival Silêncio! Trata-se de um evento internacional dedicado às novas tendências artísticas e novas expressões urbanas que cruzam a música com a palavra: dos concertos à poetry slam, dos debates às conferências, dos audiolivros às leituras encenadas e aos espectáculos transversais e de spoken word.
Rodrigo Leão, José Luís Peixoto, Olivier Rolin, Adolfo Luxúria Canibal, Rogério Samora, JP Simões, Francisco José Viegas, Sam the Kid, Jorge Silva Melo, DJ Ride, Filipe Vargas, John Banzai, Mark-Uwe Kling, Maria João Seixas, Alex Beaupain e Wordsong, entre muitos outros, para que Lisboa dê lugar à palavra, aceitando o silêncio quando ele se impõe.
Promover encontros entre poesia, música e vídeo, reunindo alguns dos mais conceituados artistas portugueses, franceses e alemães. Debater o futuro de novos suportes como o audiolivro convocando escritores, jornalistas e editores. Dar a conhecer as mais recentes tendências artísticas nesta área é o objectivo do Festival Silêncio!
O Festival Silêncio! é um projecto integrado nas Festas de Lisboa e desenvolvido por 101 Noites, MusicBox, Goethe-Institut Portugal e Instituto Franco-Português.
Para ver o programa completo, clique aqui (formato PDF).

1 comentário:

  1. Aproveito para divulgar o projecto em curso do Plano b. Podes acompanhá-lo em http://songline-diary.blogspot.com/
    e http://planob-songline.blogspot.com/

    ResponderEliminar