|na|cidade|de|deus|

Quinta-feira

Quando a violência é uma linguagem e a sobrevivência uma palavra escrita com sangue, quando as crianças matam a rir e são estropiadas ao som de gargalhadas, a vida corre mais depressa do que uma galinha a fugir da navalha. Lá, na Cidade De Deus.
“Cidade De Deus” é o nome de um conjunto habitacional construído nos anos 60 que se veio a transformar numa enorme favela dos arredores do Rio de Janeiro e um centro dos negócios do tráfico de drogas no Brasil. O filme com o mesmo nome faz um retrato cru e fascinante do percurso dos meninos do morro, que se vieram a tornar em mega-traficantes da favela no início dos anos 80. Pelos olhos de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem pobre, negro e sensível que cresce naquele universo de violência, vemos reunir os escombros de uma grande história real. Buscapé tem o sonho de vir a ser fotógrafo, e é a sua falta de coragem para entrar no crime que o vai colocar no centro de uma das maiores guerras de quadrilhas do Rio.
Nas entrelinhas desta bela história está o registo muito actual do crescimento de uma urbanidade desumana. A cidade que cresce e cerca o bairro sem luz, sem escolas, sem saneamento, esquecida do governo. É aquele povo sem esperança e sem emprego que vai penetrando na criminalidade, pelo pequeno furto até chegar à maioridade: drogas. E armas. O filme disseca a estrutura da violência, do tráfico e da corrupção em que se instala. Mas para lá disso, sem fazer ensaio psicológico e sem ficar pela superficialidade estética da violência, a sua história transmite-se nos pequenos detalhes, nos gestos de amizade, de corrupção, de culpa. O realismo da linguagem e das imagens é total, sem sermões e sem ideologia. Este é um grande filme brasileiro e um grande filme em língua portuguesa.

Cidade De Deus é um filme de 2002 realizado por Fernando Meirelles, tendo sido nomeado para 4 Óscares (Fotografia, Realização, Montagem e Argumento Adaptado), e vencido, entre outros, o prémio BAFTA para a Melhor Montagem e o British Independent Film Award para Melhor Filme Estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário