Google Analytics



Há algumas semanas que estou a usar o Google Analytics, uma rotina presente no blogue que permite acompanhar o tráfego de visitas com grande detalhe.
Para além dos resumos habitualmente presentes neste tipo de programas como gráficos de visitas, “page views”, páginas de entrada e outras configurações, oferece ainda um simpático “geo map overlay”. Permite observar num mapa a localização dos visitantes do blogue, identificando as regiões em que se encontram.
Portugal é naturalmente o país com mais visitantes (75%) - a grande maioria chega de Lisboa, seguida do Porto e Setúbal. Évora, onde resido, aparece em sexto lugar.
Segue-se, em resumo, a lista das visitas internacionais: Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro), Espanha (Catalunha, Madrid), Estados Unidos (Nova Iorque), continuando com Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Holanda, México, entre muitos outros. No total, nas poucas semanas de actividade do Analytics, A Barriga De Um Arquitecto já registou visitantes de 38 países.
Mais interessante ainda é a análise de certos visitantes pontuais. Descubro, por exemplo, leitores assíduos em Macau e Cabo-Verde, no Canadá (Kelowna), no Japão (Tóquio).
Seguem-se ainda mais surpresas acedendo à listagem de servidores de origem, onde encontro visitas repetidas da empresa de Steven Holl, da Universidade de Columbia, da Universidade de Cambridge, algumas universidades e politécnicos em Espanha e ainda, pasme-se, da Assembleia da República Portuguesa.
Como podem ver, já não existem segredos na rede. Vocês estão a ser observados.

7 comentários:

  1. Nem queiras saber as coisas que eu descubro com tão "inocentes" estatísticas... ;)

    ResponderEliminar
  2. você ganhou um leitor de Recife!

    coloca teus melhores posts (os links) no http://www.linkk.com.br para ter mais visibilidade.

    Abraço

    Diego

    ResponderEliminar
  3. Há dias em que me sinto mais desconfortável com esta coscuvilhice internética. Nesses dias nao faço a minha ronda bloguitica ou só vou aos blogues mais populares. Talvez na multidao eu nao de nas vistas. Outros dias estou-me um pouco mais nas tintas. Talvez pudesse haver um acordo ao nivel dos blogues de pararmos com este tipo de exercicios. No inicio teve piada, mas perdeu-a rapidamente...

    ResponderEliminar
  4. hããããn?!!!!
    gabriela, vocemecê não se percebe!

    ResponderEliminar
  5. he he he. Estava a ter um ataque agudo de paranóia, Dora. Deixe pra lá.

    ResponderEliminar
  6. DEixa, Dora. He he he. Após ver os gráficos do Daniel Carrapa eu estava a ter um ataque agudo de paranóia. Mesmo agora tento passar em frente deste poste, sem ver.

    ResponderEliminar
  7. É mesmo verdade, descobre-se cada coisa! :p

    ResponderEliminar