Plano B: Casa em Arruda dos Vinhos



Como transformar as contingências de um restritivo programa de projecto numa oportunidade para criar novas soluções de arquitectura? Foi esse o desafio que enfrentaram os arquitectos do atelier Plano B ao projectarem esta pequena casa na região de Arruda dos Vinhos. Situada em terrenos de reserva ecológica, esta habitação estava condicionada a observar uma área de implantação de 60m2 definidos pelo perímetro de uma antiga edificação em ruínas. A nova casa deveria respeitar os limites de ocupação, altura e número de pisos do anterior edifício.
Na sua abordagem, estes arquitectos resolveram subverter essas condicionantes e levar ainda mais longe o programa de intervenção fazendo uso dos mesmos materiais da velha estrutura naquela que agora se iria realizar – a pedra, a argamassa de terra, a madeira – agora reordenados para dar origem a um novo sistema construtivo. Tratou-se assim de transpor as restrições presentes, tornando-as no motor criativo de uma nova arquitectura.


Esquissos


Planimetria


Sistema construtivo

Esta casa começa assim por ser um ensaio de justaposição de materiais com vista a criar um novo corpo – com um sentido de investigação que poderíamos reportar a outras práticas contemporâneas, com destaque recente para a Wall House, por exemplo.
Também aqui se procurou construir uma nova pele composta aliando soluções tradicionais a materiais de produção contemporânea. O resultado é surpreendente, tanto mais que consegue reconciliar a eficácia das suas qualidades construtivas à dimensão estética da expressão material.






A madeira anteriormente utilizada na cobertura foi agora aplicada na nova estrutura de vigamento interno. A terra que argamassava a alvenaria de pedra foi aproveitada para o enchimento das paredes de tabique, e a própria pedra serviu para as fundações da casa e da plataforma exterior em que esta assenta.



Secção de parede e vista exterior

Para além destes materiais foram utilizadas placas de cortiça para o revestimento, rematadas por chapas de policarbonato alveolar, garantindo tanto um eficaz isolamento térmico como uma ventilação do plano de fachada.






Ao assumir o uso de materiais industriais – asfalto, betão, policarbonato – em associação com materiais naturais – a madeira, a terra e a pedra – a Casa de Arruda dos Vinhos é um exemplo de investigação que se confronta com a questão da sustentabilidade, indo além do mero formalismo de alguma arquitectura “verde” para assumir a dimensão crítica do projecto enquanto espaço de reflexão sobre as suas qualidades expressivas. Exemplo tão mais notável por se desenvolver num contexto envolto de contingências programáticas, a demonstrar que as maiores limitações podem encerrar o potencial para as soluções mais surpreendentes e inovadoras.

No blog Casa em Arruda dos Vinhos: Diário de Obra pode ser visto todo o processo de construção de forma mais detalhada, com muitas imagens das várias fases de trabalho.

¶ English
Plano B: House in Arruda dos Vinhos
Overcoming the contingencies of a restrictive architectural program to create innovative solutions – such was the challenge faced by Lisbon-based architects Plano B, as they set to design this small house in the region of Arruda dos Vinhos, in Portugal. Located in an area of ecological reserve, the new house would be defined by the perimeter of an ancient building in ruins – maintaining the limits of the previous occupation regarding height and area.
The programmatic approach determined the subversion of these limitations by taking them even further. The new project would use the pre-existing materials found in the ruined structure as the basic components of a new constructive system. The present restrictions would therefore become the creative engine for a new architecture.
The house began as an exercise on juxtaposed materials to originate a new body – an architectural investigation somewhat similar to other contemporary projects such as the Wall House. Here we find an analogous interest on the development of a complex building skin, integrating traditional construction methods with contemporary materials.
The wood found on the previous building was applied in the structural framing of the house. The stone of the ancient walls was also utilized on its new foundations. In addition to these materials, cork boards were applied to create an external skin, supported by polycarbonate plates to ensure an effective insulation and ventilation of the façade.
By assuming the use of industrial materials - asphalt, concrete, polycarbonate - in combination with natural materials - wood, earth and stone – this house is an interesting example of sustainable practice, maintaining a critical approach towards the project as an area for reflection on the expressive qualities of architecture.


Architecture: Plano B.
References: Judit Bellostes: de madera y adobe, house in Arruda dos Vinhos, Casa em Arruda dos Vinhos: Diário de Obra (blog).

# / English Edition

12 comentários:

  1. Muy interesante. Curioso proyecto que me recuerda a esta otra obra en Ritoque, V región, Chile:

    http://www.bitacoravirtual.cl/2005/06/18/vida-en-containers/

    Saludos.

    ResponderEliminar
  2. É absolutamente supreendente. Seria interessante mostrar fotos, do interior, após o processo construtivo

    ResponderEliminar
  3. mostra bem como muitas vezes os recursos e restrições ditam as soluções mais interessantes...

    ResponderEliminar
  4. Podem ver mais fotografias - incluindo o interior - no blog do projecto. O link está no texto principal.

    ResponderEliminar
  5. Sou o dono da obra - e pai babado! - e foi um prazer ler este artigo que representa bem as motivações, processo e resultado final.

    Obrigado pelo cuidado e divulgação!

    ResponderEliminar
  6. Um projecto muítissimo interesante e de felicitar a iniciativa e a paciência de colocarem um "diário" para consulta de todos.

    Mistura de materiais low-tech e high-tech resulta muito bem!

    ResponderEliminar
  7. Puedes ver muchas más fotos en el blog del proyecto en:

    http://planob-arruda.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. muito bonito. Praticamente ipossivel construir isto em Itàlia em termos de legislaçao. A casa foi feita em autoconstruçao?
    de qualquer forma muitos parabens.

    ResponderEliminar