[darfur: no silêncio somos cúmplices]

Terça-feira


Uma criança sudanesa refugiada num hospital em Chade, fotografia de Radu Sigheti via Reuters. Mais imagens em www.darfurinfo.org (clicar na imagem). Posted by Hello

No Sudão, vinte e um anos de guerra civil ceifaram dois milhões de vidas. Agora as rodas do genocídio viram-se para a província de Darfur: Cerca de 30 mil pessoas foram já assassinadas, e perto de milhão e meio foram vítimas de limpeza étnica, afastados das suas aldeias e terras de cultivo. Centenas de milhar foram encurraladas em campos de concentração, patrulhados por milícias janjaweed, apoiadas pelo governo, que violam mulheres e matam os homens que tentam sair em busca de comida para as suas famílias. Outros vagueiam pela região sem alimentos nem água. Entretanto, Khartoum tem bloqueado e manipulado a ajuda alimentar internacional (Samantha Power, tradução de Nuno Guerreiro).

Se uma vida vale muito, muitas vidas parecem por vezes nada valer. Em resposta ao apelo lançado por Nuno Guerreiro junto a pequena voz do meu blog ao que se deseja vir a tornar-se uma cadeia de informação sobre um genocídio que teima em manter-se na sombra dos media e da agenda política internacional.

Algumas referências:

[Amnistia Internacional:
Sudan crisis - In our silence we are complicit
Sudan: Darfur - Rape as a weapon of war: sexual violence and its consequences
Sudan: Act now to end the human rights crisis in Darfur]
[Darfur Information Center]
[Darfur: A Genocide We Can Stop]

Blogs:

[Sudan: The Passion Of The Present]
[Aviz: Darfur, A Raiva Que Nos Dá]
[Avatares De Um Desejo: Darfur]
[Rua Da Judiaria: Nunca Mais!]

Mais:

[Para mais referências consultar lista de links presente no artigo de Nuno Guerreiro]

Sem comentários:

Enviar um comentário