[segurança infantil]

Terça-feira

Uma criança cresceu a sua curta vida num apartamento. Os pais levam-na todas as manhãs para o infantário ou para a escola. Sai de casa e entra no elevador que o levará à cave do prédio. Aí entra no carro e os pais conduzem-na ao seu destino, onde será então dirigida para mais corredores e salas e, talvez com alguma sorte, a um pátio de recreio.
Para muitas crianças o desconhecimento da rua é um perigo real: a falta de contacto com o exterior é origem de uma inexperiência aos sons, aos carros, aos pontos de vista, aos avisos, enfim, ao mundo.

A segurança infantil é uma área imensa. Da segurança em casa até ao espaço da escola, de como transportamos as crianças nos nossos carros ou como brincam na rua ou na praia, as crianças estão constantemente expostas ao risco de acidente.
Ainda que a exposição ao perigo seja também um factor de desenvolvimento da experiência e seja, por outro lado impossível controlar todos os ambientes e factores imponderáveis da realidade, é possível tomar muitas medidas simples mas eficazes e, acima de tudo promover a consciência dos cidadãos para uma realidade que por vezes se revela fatal e brutalmente dramática na vida de uma família.

Também nós arquitectos temos, aqui, uma responsabilidade importante. Lamentavelmente esta área, como tantas outras, não só não é aprofundada convenientemente nas universidades como é possível um aluno formar-se sem saber sequer que ela existe. Uma coisa é certa, o modo como se projecta um espaço, uma entrada ou uma escada, uma cozinha ou uma piscina, pode fazer a diferença entre uma vida segura e outra de consequências imprevisíveis. Promover essa consciência é uma responsabilidade de cidadania que todos devemos apoiar e colaborar.

A APSI – Associação Para A Promoção De Segurança Infantil é uma associação sem fins lucrativos com o estatuto de utilidade pública, que desenvolve um trabalho notável na área dos direitos da criança e da família, a promoção da qualidade de vida e da cidadania com rigor científico, técnico e profissional. A participação activa e sentido cívico com que têm desenvolvido o seu trabalho deu origem a alguma da legislação existente na área da segurança infantil e a um continuado esforço de consciencialização da opinião pública para uma realidade que o imediatismo da voragem informativa faz cair para os rodapés de jornal. Fica aqui um convite a que todos visitem a sua página e tomem conhecimento desta causa tão importante.

[APSI – Associação Para A Promoção De Segurança Infantil]


www.apsi.org.pt Posted by Hello

Sem comentários:

Enviar um comentário