|medicação|urbana|

Quinta-feira

Irreverência e acidez é o que se pode encontrar em Recetas Urbanas, um site da autoria do espanhol Santiago Cirugeda. Fica aqui um pequeno extracto, bem provocador...

[via Recetas Urbanas, DESOBEDIÊNCIA CIVIL, A necessidade de ser ilegal por Santiago Cirugeda]

Os problemas começam quando são negadas as licenças de obra por incumprimento de alguns parâmetros ou aspectos da legislação municipal. No caso da cidade antiga, o fim último e mais importante de todas essas regras é manter um estado de paralesia temporal do conjunto urbano e suas construções, limitando e definindo concretamente a fisionomia e aspectos visuais e funcionais de tudo o que ali existe ou poderá existir.

As razões são lógicas: conservar uma identidade que se estima comum à cidade, mediante um juízo e uma avaliação histórica assumida e consensualizada pelos poderes políticos do momento e com o suporte cultural e técnico dos arquitectos, historiadores e indivíduos críticos na definição e organização da realidade urbana.

Estes elementos de identidade, que se querem manter intactos e que servem de reclame turístico, vão convertendo parte da cidade num organismo imóvel e estéril; um “parque temático” habitável e uma “espectacular cidade morta”. A liberdade com que o cidadão modificava a sua propriedade e o ambiente envolvente, é seriamente limitada.

A manutenção forçada de certas cores nas fachadas e o uso exclusivo de materiais e soluções construtivas, a conservação e reconstrução segundo a ordem imposta ou as limitações de uso das propriedades imobiliárias, são as directrizes necessárias para manter a imagem que se entende ou supõe aceite pelas pessoas que dão vida à cidade.

Os mesmos indivíduos que vão criando diferentes e específicos ambientes comunitários, mantêm, como paradoxo, o direito a mudar a sua imagem física; estilos de cabelo, tatuagens, implantes corporais, roupa, carros, telemóveis, etc. e mesmo o direito a renunciar às suas convicções culturais e intelectuais tantas vezes quanto uma pessoa livre queira.

Mudando através dos anos, o proteccionismo hoje estabelecdo pode ser assumido como servil às intenções e necessidades de imagem dos oscilantes representantes do poder público dos cidadãos.



Recetas Urbanas, o site de Santiago Cirugeda. Posted by Hello

Sem comentários:

Enviar um comentário